Cantinho de Elias Torres

Saudade e Poesia

Textos


Parentes ou amigos com problemas: o que fazer?
Ter misericórdia significa ser solidário, “levar no coração a miséria do outro”. Jesus nos deu o exemplo dessa atitude e bendiz aqueles que procedem assim. Quem acompanhar problemas de saúde, prisão, drogas, decepções, desemprego, relacionamentos, falecimentos, etc. dos seus próximos também sofre com eles.

O misericordioso assume parte dessa carga do outro por meio de boas palavras e atos de caridade. O que não podemos permitir é que tais sofrimentos nos dominem, caso contrário até perderemos a capacidade de ajudar.
Há pessoas que transformam sua própria vida num inferno ao identificar-se com a vida dos outros, chegando a culpar-se pelas desgraças deles. É preciso, sim, amar as pessoas como a nós mesmo – esta é a boa ordem de vida estabelecida por Deus, mas não podemos deixar todos os infortúnios dos outros abalar nossa própria existência.

Nessas horas tristes e perturbadoras temos de orar e pedir a Deus que ele venha nos socorrer, e então entregar nossas dores e fraquezas nas mãos dele. Este peso Jesus carregou por nós, e é nas mãos dele que temos que largá-lo. Não se considere inútil por causa das suas limitações- sua misericórdia, oferecendo compaixão e amor, é o que lhe compete.

A verdadeira solução dos problemas, principalmente aqueles da intimidade da pessoa, como tristeza, ansiedade, culpa, desânimo e similares, é a graça de Deus que oferece, não o nosso esforço.

Apoio e sustento aos idosos, enfermos e desorientados é muito importante, mas só suportará as cargas dos outros quem está com os seus próprios pés firmes no chão. No mais, valem estas recomendações da palavra de Deus: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” Conforme registrado em Gálatas 6.2. Mas também “que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração” Conforme colossenses 3.15.
Podemos ajudar a levar as cargas dos outros se deixarmos as nossas nas mãos do Senhor. 
Elias Torres
Enviado por Elias Torres em 02/06/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Elias Torres ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras