Cantinho de Elias Torres

Saudade e Poesia

Textos

Inimigos

Versículo destacado: “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? (Mateus 5. 46)
 
Você já deve ter escutado alguém dizer: “Não suporto aquela pessoa, ela é negativa e me perturba”. Ou será que você mesmo já disse isso? No entanto, a instrução de Jesus é outra. No contexto do versículo destacado, ele diz algo mais duro: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt . 5.44). Quando falo das pessoas negativas ou inimigos que nos cercam, não me refiro às que vivem reclamando da vida e de todos, ou que se queixam de suas dores e perdas.
 
Um inimigo é alguém que torce pelo nosso fracasso. Que finge compaixão quando falamos sobre nossas tristezas, mas por dentro pensa: “É bem feito pra você!” São pessoas que nunca têm ideias nem sugestões para melhorar a qualidade ou a produtividade de algo. Recorrem à bajulação e ao negativismo, são pessimistas e não importam com os problemas que causam aos outros. Em vez de ajudar o próximo, só querem seu próprio bem.
 
Quando convivemos com pessoas assim, normalmente não adianta discutir com elas. Não são palavras que vão mudar a atitude delas. Em vez disso, Jesus propõe que o cristão tenha uma atitude totalmente contraria e inesperada: amar essas pessoas e orar por elas. Essa postura, junto com uma posição de transparência e de bom caráter da nossa parte, servirá para lançar a luz de Jesus à nossa volta.
 
Isso vale até para aquelas pessoas que querem nos afastar do caminho de Deus e estão sempre questionando: “Onde está Deus?” No texto de hoje, a mulher de Jó acabou agindo dessa forma, e com certeza para Jó foi bem difícil se manter fiel a Deus se até sua própria esposa se voltava contra ele. Mesmo que seja complicado passar por isso, Jesus nos deu o exemplo maior: ele morreu por nós quando nós ainda éramos seus inimigos (conforme Rm 5.8)! Que tal tentar seguir esse exemplo hoje, mostrando amor a quem tenta nos prejudicar?
 
Leitura Bíblica: Jó 2. 1-10.
 
Além de amar os inimigos, precisamos também avaliar se nós não estamos prejudicando alguém.
 
Elias Torres
Enviado por Elias Torres em 10/11/2018
Alterado em 10/11/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Elias Torres ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras