Cantinho de Elias Torres

Saudade e Poesia

Textos

Leitura Bíblica: 2 Samuel 12. 1-13

No meu primeiro dia de emprego numa metalúrgica, enviaram-me um rapaz para me orientar num certo tipo de serviço em torno mecânico. Tendo o dobro da experiência daquele menino, senti-me humilhado. Escutei-o com desprezo íntimo quando me disse: “Faça desse jeito que teremos produtividade e qualidade”.

Desobedeci e fiz do meu jeito. À tarde, eu não tinha as peças completas. Se tivesse feito como fora orientado, teria produzido um quarto da quantidade total. Meu chefe me perguntou: “O senhor não fez como o menino ensinou”? Respondi: “não, porque com meus conhecimentos pensei que o método do rapaz era inferior”.

Meu chefe disse-me educadamente que nem todas as empresas nessa área trabalham de forma igual e que sempre descobrem formas novas de obter mais produtividade e qualidade. Pediu-me então que fizesse de acordo com o sistema deles e saiu desejando-me um bom descanso! Nessa época eu já conhecia Deus e fiquei envergonhado, triste e arrependido.

Cheguei em casa chateado, e naquela noite fiquei pensando em como me desculpar com aquele rapaz e com meu superior. No dia seguinte, pedi perdão a eles por não ter obedecido ao roteiro de trabalho. Senti-me aliviado por ter tido a chance de reparar meu erro, e daquele dia em diante obedeci às regras da empresa.

No texto de hoje, percebi que Davi se arrependeu sinceramente. O arrependimento devolve-nos a alegria e a vontade de viver e trabalhar, trocando nossos maus pensamentos e mudando nossa atitude. Muitos confundem arrependimento com remorso, que nos deixa tristes e envergonhados e pode ser perigoso para a nossa saúde mental. Remorso não transforma a vida e não deve ser confundido com arrependimento. O apostolo Pedro negou Jesus, arrependeu-se e ganhou vida. Judas Iscariotes traiu Jesus, ficou no remorso e acabou suicidando-se.
O remorso só lamenta o erro; o arrependimento dá meia-volta para repará-lo.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. (PV 28.13)

Texto extraído do Livro devocional Presente Diário 21

 
Elias Torres
Enviado por Elias Torres em 09/03/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Elias Torres ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras